Bailux Tecnologias Regenerativas

maio 27, 2016

Nos últimos dias tive mais uma vivência com as tecnologias regenerativas do Bailux (http://bailux.org/) que está testando informalmente uma proposta de residências no espaço recebendo artistas do Brasil.

Pedi para a casa me receber por alguns dias para conseguir um certo distanciamento da minha rotina no Recôncavo para retomar concentração máxima no Comuna, um aplicativo que começamos a desenvolver pela Quarta dos Tambores (https://quartadostambores.wordpress.com/sobre/) em parceria com a UFRB através do Curso de Artes Visuais e a turma que entrou no ano de 2013 (atualmente cursam o quarto semestre) no componente curricular Design de Interfaces.

O Comuna tem o objetivo de potencializar a troca de informações sobre eventos, ofertas e demandas de serviços na área de cultura no Recôncavo. Durante a componente de Design de Interface, desenvolvemos propostas para funcionalidades e interface do aplicativo baseando-se em uma etnografia aplicada feita através da consultoria de Alder Augusto Silva, idealizador e coordenador geral da Quartas dos Tambores e do ator e professor de Teatro de Cachoeira, Badinho. Os relatórios d@s estudantes podem ser acessados aqui: http://comuna.esy.es/blog/

Durante 3 dias de trabalho, nessa mini-residência aqui no Bailux que acabo de finalizar agora com esse relato, consegui revisar metade do livro MEAN Full Stack de Flávio Almeida (https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-mean) que havia começado a ler, programando o aplicativo que o livro propõe enquanto ministrava o componente de Design de Interface para a turma. Como avisa o prefácio do livro: é impressionante a quantidade de informação que o livro consegue sintetizar e isso acaba exigindo muita concentração para quem não tem experiência com Node.js, MEAN, nem outras pilhas de desenvolvimento de aplicativos WEB como é meu caso. Optei pela pilha MEAN seguindo orientação de amigos de turma do curso de computação do CIn-UFPE (turma de 2000.1 e 2000.2, valeu Zumba e Mazza!!!) e também Glerm Soares.

Consegui nesses dias revisar e finalmente entender bem a parte do servidor (modelos, controllers e as rotas) utilizando o módulo Express do Node.js e a parte do cliente utilizando o AngularJS.

Nos intervalos dos códigos: muita cozinha, com reflexões inesquecíveis sobre meditação, intervenções sociais e a vida em comunidade.

OBRIGADO FAMÍLIA BAILUX!!!!!!!!!!!!!!!!!

foto_mini_residencia_jarbas_jacome_bailux_2016

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Sangue no Silício

julho 4, 2013

Sangue no Sílicio!

autocrítica + autonomia + autogestão + consumo crítico + tecnologia sem tecnolatria = sangue no silício!!!

ter(09/07)
13h – 18h: I Seminário Arte-Computação nas Escolas (programação detalhada abaixo)
19h – 22h: Plástica Sonora com Helder Vasconcelos

qua(10/07), qui(11) e sex(12) 14h – 18h: Laboratório aberto de dança e eletrônica com Filipe Calegário, Helder Vasconcelos e João Tragtenberg

qua(10/07) e sex(12) 19h – 22h:
Práticas de arduino, sensores e eletrônica com Filipe Calegário e João Tragtenberg

qui(11/07) 16h – 18h:
Etnomatemática com EdCarlos Costa
Arte + Eletrônica + Reciclagem com Fernando Rabelo

Local: Casa da Cultura de São Félix

Veja no mapa: http://www.openstreetmap.org/browse/node/1665072714

 

Mais informações sobre nossos convidados nacionais:

Filipe Calegario é aluno de doutorado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE desde 2013, pesquisando novas formas de expressão musical. Como bolsista do programa ERASMUS MUNDUS, realizou um ano de intercâmbio universitário na Technische Universität München, em Munique, em 2009. Com projetos interativos e experimentais, já apresentou trabalhos em eventos como Digital Sensations (Londres), Nokia Push Showcase (Londres), FILE 2010 (São Paulo), Continuum 2010 (Recife), FAD 2010 (Belo Horizonte), FILE RIO 2010 (Rio de Janeiro) e Interactivos?’10 (Belo Horizonte). Com o trabalho Marvim Gainsbug, em parceria com Jerônimo Barbosa, recebeu Menção Honrosa no FILE PRIX LUX 2010 e foi premiado no Conexões Tecnológicas 2010 realizado pelo Instituto Sérgio Motta. Ex-vocalista da banda Faringes da Paixão, agora se dedica a projetos de experimentação com música, arte e computação. http://filipecalegario.net/

Helder Vasconcelos: Sou músico, ator e dançarino formado nas tradições do Cavalo Marinho e Maracatu Rural. Criei o grupo musical Mestre Ambrósio em 1992; meu primeiro solo, “Espiral Brinquedo Meu”, em 2004 e “Por Si Só” em 2007. No cinema atuei no “Baile Perfumado”, “O Homem Que Desafiou o Diabo” e no ainda inédito “A Luneta do Tempo”. Coordeno o Boi Marinho, grupo que formei em 2000. E atualmente trabalho na pesquisa “Foco”, que resultará no meu terceiro solo. www.heldervasconcelos.com.br

João Nogueira Tragtenberg é músico (acordeonista), formado em Física pela UFSC e atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Música, Tecnologia, Interatividade e Computação da UFPE (MusTIC) no desenvolvimento de instrumentos musicais digitais.

 

abaixo o cartaz e a programação detalhada do I Seminário Arte-Computação nas Escolas da tarde do de terça-feira (09/07):

13:00 – Concentração
14:00 – Dinâmica de introdução: plano cartesiano humano
14:30 – Rodada com pesquisadores do grupo:
Fagner Fernandes – Fluxodrinhos
Taís Gonçalves – Jogos eletrônicos
Aline Brune – Animação interativa
Cauê Santana – Narrativas
Flávia Pedroso – Dança
Diogo Navarro – Design generativo
Lilian Ventura – Arte robótica
Alder Augusto – Teatro Kotebá
Jarbas Jácome – Arte-Computação nas Escolas
16:30 – Intervalo para lanche
17:00 – Filipe Calegário, Helder Vasconcelos e João Tragtenberg:
dança, computação, música e arte-eletrônica
17:40 – Dinâmica de conclusão

 

O cartaz do Sangue no Silício foi feito utilizando esse código rodando no Processing (http://processing.org) durante uma noite e depois selecionando a imagem entre as várias geradas.

Copie, cole no Processing, aperte ctrl + t para identar o código e deixe-o rodar que a coisa vai desenhando fractais um por cima do outro. Ele demora alguns segundos para gerar cada fractal.

//Sangue no Silício!!!

float tamVeias = 300;
int iteracoes = 14;

void setup () {
size (1280, 800);
background(0);
colorMode(HSB);
}

void draw () {
//background(0);
strokeCap(ROUND);
sangue (width/2.0+400, height/2.0,
tamVeias, 8, PI, 0);
strokeCap(SQUARE);
silicio (width/2.0+400, height/2.0,
tamVeias, 8, 0, 0);
save(“sangue”+millis()+”.png”);
}

void sangue (float pX, float pY,
float tam, float g,
float a, int c) {
stroke(0,255,255, 255*tam/tamVeias);
PVector p = linhaTorta (pX, pY, tam, g, a);
if (c < iteracoes) {
sangue(p.x, p.y, tam*random(0.4, 1.0), g*0.7,
p.z+random(0.2), c+1);
sangue(p.x, p.y, tam*random(0.4, 1.0), g*0.7,
p.z-random(-0.2), c+1);
}
}

PVector linhaTorta (float pX, float pY,
float tam, float g,
float a) {
float t=0;
float inc=0.01;
float incA = 0;
while (t<1.0){
strokeWeight((2.0-t)*g);
line (pX, pY, pX+=cos(a)*tam*inc,
pY-=sin(a)*tam*inc);
a+=incA+random(-0.1,0.1);
float rT = 1-tam/tamVeias;
incA+=random(-0.005*rT,0.005*rT);
t+=inc;
}
PVector r = new PVector(pX, pY, a);
return r;
}

void silicio (float pX, float pY,
float tam, float g,
float a, int c) {
stroke(0,255,255, 255);
strokeWeight(2.0*g);
line (pX, pY, pX+=cos(a)*tam, pY-=sin(a)*tam);
if (c < iteracoes) {
silicio(pX, pY, tam*0.7, g*0.7,
a+PI/2, c+1);
silicio(pX, pY, tam*0.7, g*0.7,
a-PI/2, c+1);
}
}


Oficina em Palmas, Tocantins

junho 7, 2010

Foto: Camila Orion

Em abril tive a oportunidade de facilitar uma oficina em Palmas, Tocatins, como parte do evento 1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins – http://www.semanaeducacaoearte.com.br/ – que aconteceu de 5 a 9 de abril de 2010.

A oficina foi sobre Sistemas Interativos de Tempo Real. Apresentei o ViMus e o Pure Data/GEM. Como a interface do ViMus ainda não está pronta tenho usado o Pure Data para a parte prática das oficinas, para que os participantes possam construir seus próprios programas.

Tivemos a sorte de conseguir reunir pessoas de várias áreas: computação, artes visuais, música, jornalismo, administração e dança.

Foto: Camila Orion

Como resultado criamos dois experimentos usando o Pure Data/GEM:

  • um pequeno instrumento de música visual que reage ao som provocando distorções geométricas em um cubo que tem uma foto como textura; (baixe o fluxograma aqui e a imagem de exemplo aqui – OBS.: para baixar no seu computador clique no link com o botão direito do mouse e depois na opção “Salvar link como”)
  • um instrumento inspirado no Theremin com o qual é possível controlar a freqüência e a amplitude de um oscilador (osc~) a partir da posição da um ponto de luz capturado por uma webcam. (baixe o fluxograma aqui)

A construção do sintetizador controlado por luz foi possível por que o participante maestro Heitor Oliveira que tem interesse no cruzamento modal de vídeo para música, encontrou nos exemplos do GEM o 03.moviment_detection.pd que fica em /examples/Gem/04.video/. Este exemplo tem um objeto chamado pix_blob, que possibilita fazer a localização de um ponto de luz através da webcam. Não conhecia esse objeto pois até então só usava o ViMus para fazer esse tipo de processamento e pensava que só dava para fazer isso no Pure Data usando a extensão para OpenCV (http://www.baltanlaboratories.org/?p=1264) ou PDP. Com essa descoberta de Heitor fizemos rapidinho nosso primeiro sintetizador controlado por luz no Pure Data/GEM.

Salve, maestro! Foto: Camila Orion

Na apresentação dos resultados, tivemos uma improvisação poético-psicotrônica do multi-artista Thiago Ramos, gênio maldito de Palmas, fazendo a premier mundial do “theremin” que criamos na oficina.

Thiago Ramos improvisando com voz e o “theremin” controlado por luz. Foto: Camila Orion

E dentro da programação do evento ainda teve uma exposição da instalação “Crepúsculo dos Ídolos” também! Numa versão com apenas uma TV.

Foto: Camila Orion

Foto: Camila Orion

Agradeço ao querido Nacho Durán que me ajudou muito na hora de apresentarmos os resultados e a todos que participaram dessa oficina e trabalharam no evento: Erick Goés e toda a turma da Telinha de Cinema. Grande abraço para Leila Dias e Aluísio Cavalcante que me convidaram. Tive a sorte de conhecê-los no Arte.Mov 2009 através através dos amigos Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli.

Abraço a todos os novos amigos que fiz em Palmas e Taquaruçu! Voltarei aí o mais breve possível!!

Valeu a força, Zi!!! 😉 Foto: Camila Orion


Candomblé + Pure Data = Iluminado

maio 5, 2010

O projeto Iluminado de Ricardo Brazileiro e o Ponto de Cultura Alafin Oyo, transforma o tradicional Ilu – tambor largo com uma base em forma de cruz, muito presente nos terreiros pernambucanos – em uma interface de controle do software Pure Data, baseando-se no projeto Silent Percussion, de Jaime Oliver.

Fiquei emocionado com o processo e o resultado desse projeto. A abertura do terreiro de Alafin Oyo para esse tipo de experimentação abre um campo de pesquisa de apropriação das tecnologias digitais num contexto local, passando longe do exotismo e regionalismo apelativo. Pois o processo aconteceu dentro do próprio terreiro junto com três músicos do Alafin que começaram do zero, montando a máquina e instalando o GNU/Linux, orientados por Ricardo Brazileiro.

Acho que o Iluminado ilustra bem o que Miller Puckette fala no artigo publicado em 2002, Max at Seventeen, quando o paradigma Max, que deu origem ao Pure Data e ao Max/MSP, completava 17 anos.

Leia na sessão “External issues“:

Today’s low computer prices promise to make possible more subtle encounters than in the past between, for example, Europeans and inhabitants of their former colonies. Instead of heading out into the forest with a computer to record the local artists (as we of Eurocentric cultures have been doing at least since Bartok’s time) we can now initiate e-mail conversations. People of almost any community on earth can now record their own music without the help of any modern Bartoks. And people almost anywhere can or soon will be able to get hold of a computer and involve it in their music-making.

This will engender an increasingly audible change in the music of the world. No longer will we hear tapes in which westerners invite non-westerners into the recording studio and later manipulate recordings of them playing their instruments. It’s too early to predict what the new music will sound like but it’s clear that the door is now open for non-western practices to have a much more profound imprint on electronic music than as mere source materiel. I expect non-western approaches to electronic music to be a source of much energy in the near future.

Abaixo fotos de “fontes de muita energia” no Brasil, alguns anos depois da publicação do artigo de Miller Puckette. Essas fotos foram tiradas no evento Teia 2010, em Fortaleza.

Projeto Iluminado: http://iluminado.rbrazileiro.info

Alafin Oyo: http://alafinoyo.blogspot.com/


LaboCA – Laboratório de Computação e Arte

março 19, 2010

Ricardo Brazileiro, Jerônimo Barbosa (Jeraman) e eu nos juntamos pra criar o LaboCA – Laboratório de Computação e Arte.

LaboCA é um projeto de laboratórios nômades com o objetivo de ensinar e pesquisar sobre o uso da ciência da computação para fins artísticos. Ao final de cada laboratório temos como resultado objetos de arte de natureza computacional, isto é, softwares e/ou hardwares, produzidos coletivamente pelos participantes.

O LaboCA tem muitas inspirações e influências como o trabalho de Etienne Delacroix, o metareciclagem, espaços de experimentação como o Hangar e eventos como o Submidialogia.

Em relação à minha contribuição ao LaboCA, considero como o fruto de sementes plantadas em Recife desde o início dos anos 2000 por iniciativas como re:combo e media sana, bem como o estímulo e instigação de pesquisas interdisciplinares de Geber Ramalho no CIn-UFPE, e h.d. mabuse, Sílvio Meira e Eduardo Peixoto no C.E.S.A.R. Também foi fundamental a abertura e o interesse dos artistas plásticos pernambucanos que nos acolheram em eventos como SPA das Artes, exposições no MAMAM, Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, eventos de música como o Coquetel Molotov e a frente de software livre local instigada por Felipe Machado, através de quem conheci Ricardo Brazileiro. Além disso, temos sido estimulados pela interação com artistas de fora de Pernambuco como Vivian Caccuri, Cristiano Rosa (Panetone), Glerm, Lucas Bambozzi, Rodrigo Minelli, Giselle Beiguelman, Guilherme Kujawski, Bruno Vianna, André Parente, Fernando Rabelo e Cícero Inácio para citar alguns.

A primeira edição do LaboCA será semana que vem no Memorial Chico Science, pela iniciativa e perserverança de Adriana Vaz e a instigação de Mozart Santos.

De segunda (22 de março) a sexta (26 de março) das 13hs às 17hs.

Se inscreva aqui: http://semanachicoscience.wordpress.com/laboratorios/


Tanques de flutuação com cogumelos

novembro 27, 2009

Floatation Tanks With Mushrooms = Michael Loveman (EUA) teclados + Tito (Portugal) bateria + Steiner (Suécia) guitarra solo + Mucuim baixo + Joás percussão + Jabah Pureza guitarra base + André Pyrrho projeções

“Guinea beats”.

Local: Ubaia, casa de Bessa, última casa do lado esquerdo da Ladeira da Misericórdia, no alto, próximo à Academia Gertrudes, em Olinda.

Dia: Sábado, 28 de novembro.

Horário: 21 hs


Ano da França no Brasil = Computação Musical

outubro 28, 2009

Quarta-feira, dia 28 de outubro, haverá um outro evento de computação musical em Recife em comemoração ao Ano da França no Brasil 2009. Trata-se de uma espécie de aula-espetáculo instigada pelo prof. Geber Ramalho que, junto com Sílvio Meira, foi orientador no mestrado sobre o ViMus.

Geber é o professor de algumas das disciplinas mais iradas do curso de Ciência da Computação: Computação Musical, Desenho e Implementação de Jogos e Inteligência Artificial. É guitarrista e baixista. No doutorado, ele desenvolveu um software de IA para sintetizar um baixo acompanhando automaticamente uma seqüência de acordes que recebe como entrada. Um dos orientadores dele, François Pachet, que atualmente é pesquisador no Sony Computer Science Lab, é o convidado francês pra esse evento.

Outro convidado é Giordano Cabral que lidera a D’accord, uma das raras empresas de computação musical em território nacional, onde trabalhei em 2001, logo que cheguei em Recife.

Haverão quatro palestras de 20 minutos cada como detalhado na programação a seguir:

19h00-21h00 Palestras

iPhone, iPod, iWhatElse? A computação musical torna-se portátil
Giordano Cabral, D’Accord Software, Recife, Brasil

O violão brasileiro na lupa do computador
Geber Ramalho, CIn/UFPE, Recife, Brasil

Interagindo via ViMus: experiências e perspectivas
Jarbas Jácome, Natal, Brasil

From doodling to virtuosity, François Pachet
Sony Computer Science Lab, Paris, França

21h00-21h30 Intervalo

21h30-22h30 Show-Demo

Nesse show-demo do final, vamos tirar um som usando os softwares que estamos desenvolvendo. Hoje, por exemplo, fizemos um ensaio usando a afrobeat machine implementada em Pure Data e publicada aqui semana retrasada, junto com o Continuator do François, numa versão em que ele opera usando aquele controle do nintendo wii.

Quem quiser conferir no que isso vai dar:

Local: Núcleo de Gestão do Porto Digital, Rua do Apolo, 181. Bairro do Recife, Recife, PE
Data: 28/10/2009 (quarta), 19 hs

Entrada gratuita!

Mais informações sobre o evento França Brasil, que também acontecerá no Rio de Janeiro:

http://www.cin.ufpe.br/~fb09/index.html

até lá!

jjR


Fela Kuti + Pure Data = Fela Day Recife

outubro 15, 2009

Há alguns anos, através de o Esquiló (ou Skiló), um grande irmão trombonista da Várzea, conheci Aig Asibor e Ade Jones, dois nigerianos que vieram estudar em Recife. Aig Asibor é baterista de afrobeat e tocou várias vezes no Fela Shrine que freqüentou desde criança. Ele veio estudar Engenharia Elética em Recife. Fiz algumas aulas de afrobeat com Aig e de lá pra cá váras vezes nos encontramos para tocar juntos. Algumas dessas vezes foram com o baixista da Profiterolis, Mateus Alves com o qual chegamos a iniciar uma banda chamada Aijamas (Aig + Jabah + Mateus).

Mateus começou a investir na carreira de músico de orquestra e começou a ficar sem tempo. Então ano passado comecei a fazer uma máquina em pure data para sintetizar baixo e percussão de afrobeat para tocar com Aig na formação guitarra + bateriaa + pure data. Estávamos com isso um pouco parado até que há um mês, José Balbino, do Submidialogia, baixista e programador de pure data me mandou o contato de Nelson Maca falando sobre a instiga do Fela Day Brasil. Balbino lembrou de mim aqui em Recife por que ano passado fizemos uma jam na Livraria Cultura de Recife com ele, Ricardo Brazileiro, Salsa Man (programador do LiVES) e Júnior Areia (baixista do Mundo Livre S.A.) num evento sobre tecnologias de software livre para música visual. E nessa jam usamos essa máquina de afrobeat.

Aig topou na hora prepararmos um som para um Fela Day aqui em Recife e chamou Ade Jones que, eu nem sabia, canta e interpreta algumas músicas de Fela. Nessas últimas semanas ensaiamos a formação voz (Ade), bateria (Aig) e guitarra + pure data (Jabah). Ontem entrou na jogada Daniel do Ibura, baixista da banda Seu Pereira.

Para controlar o pure data sem precisar tirar as mãos da guitarra fiz um controlador caseiro. Comprei um teclado de computador USB (R$ 25,00) e arranquei quase todas as teclas deixando apenas as teclas A, J, ENTER e 5 e cobrindo com fita isolante os buracos deixados pela teclas arrancadas. O resultado é o Ajenter5, uma pedaleira USB de apenas R$ 25,00 e uma hora de trabalho.

Ajenter5 - controlador USB caseiro

Esse controlador está sendo usado para operar a Afrobeat Machine, uma máquina de afrobeat que tenho feito aos poucos desde o ano passado usando o pure data.

afrobeat-machine

A Afrobeat Machine está publicada em GPL v3.0 e pode ser baixada neste link:

http://www.mediafire.com/?0tyctj2imij

Pra quem quiser conferir no que isso tudo vai dar é só aparecer hoje no Fela Kuti Day Recife. Esse cartaz foi feito por Sebba percussionista e designer que foi quem me apresentou Fela Kuti no início da banda Negroove.

fela-kuti-day-virt

Fela Day no Recife
Discotecagem, exibição de filme e jam session

Data: Quinta – 15/10 – A partir das 18h
Local: IRAQ – Rua do Sossego, 179 – Boa Vista – Recife
Entrada: R$ 5,00 (Gratuito até às 19h)

Mais informações: http://feladaybrasil.blogspot.com/2009/10/fela-day-pernambuco.html

Mais informações sobre o Fela Day Brasil: www.feladaybrasil.blogspot.com

grande abraço!

jjR


Caixa Aberta na PdCon09

julho 21, 2009

ViMus OBOGUI - Open Box Graphic User Interface

Ontem tive a oportunidade de mostrar para os desenvolvedores de Pure Data que estão no Brasil na PdCon09 o protótipo da OBOGUI (Open Box Graphic User Interface) que será a interface do ViMus e controlará a máquina do ViMus e do Pure Data para parte de áudio! O pessoal curtiu muito a idéia!

Trata-se de uma abordagem de interface para softwares como Pure Data, Max/MSP, vvvv, Isadora, etc na qual substituimos a metáfora de janelas como “containers” dos fluxogramas (patchs) por caixas tridimensionais abertas. Cada caixa representa um objeto ou módulo do programa. Quem quiser entender melhor dá uma olhada na dissertação. A idéia para a criação dessa interface surgiu na parada de ônibus do CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM por trás do CTG, da UFPE. Fiquei muito feliz no dia que veio essa idéia pois senti que poderá ser uma contribuição para os outras pessoas entrarem nesse universo de softwares de tempo real.

Foi muito bom conhecer caras que de certa forma me ajudaram na dissertação e que só conhecia por email como Glerm,  Johannes Zmölnig que atualmente mantém o GEM e o próprio Miller Puckette, e os demais que estavam presentes.

Grande abraço!


São Paulo: On_Off e PdCon09

julho 19, 2009

glitch_on_off

ViMus em São Paulo

Dia 23 de julho, usaremos o ViMus na apresentação de Lucas Bambozzi “Da Obsolecência Programada”, como parte da programação do On_Off, um conjunto de espetáculos de edição de vídeo ao vivo, incluindo palestras que acontecerão no Itaú Cultural.

Quarta, 22 de julho de 2009 – 14h às 18h workshop sobre a apresentação.

Quinta 23 de julho de 2009 – 20h Da Obsolescência Programada, em 3 Atos.

Programação completa aqui.

A imagem acima foi gerada por um erro de programação hoje enquanto fazia alguns ajustes na versão adaptada do ViMus que estou usando para implementar a idéia de Lucas pro primeiro ato do espetáculo.

É onda… não foi erro de programação, foi só lombração mesmo. Nesse site, que descobri via @dmtr, que tem “glitches” de verdade: http://designingimperfection.com/.

Pure Data em São Paulo

E a semana em São Paulo ainda tem mais: PdCon09, a conferência internacional de Pure Data. Estou ancioso pra finalmente encontrar em tempo livre para trocar idéias, códigos, fluxogramas e sons com Glerm, Ricardo Brazileiro, Palm e as outras dezenas de malucos do Brasil e do mundo.

Seguem algumas telas do fluxograma que estou fazendo para o Jabah Pureza. Chama-se Máquina Jandila em homenagem ao meu avô, o véi Jandila, do córrego de Apodi, Rio grande do Norte.

Em breve publicarei vídeos mostrando o funcionamente e o código para quem quiser usar.

maquina_jandila_01

maquina_jandila_02

maquina_jandila_04

//

//

espetáculos: ON_OFF: Experiências em Live Image
sáb 18 a sáb 25 jul 2009 | spEspetáculos de edição de vídeo ao vivo