Oficina em Palmas, Tocantins

junho 7, 2010

Foto: Camila Orion

Em abril tive a oportunidade de facilitar uma oficina em Palmas, Tocatins, como parte do evento 1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins – http://www.semanaeducacaoearte.com.br/ – que aconteceu de 5 a 9 de abril de 2010.

A oficina foi sobre Sistemas Interativos de Tempo Real. Apresentei o ViMus e o Pure Data/GEM. Como a interface do ViMus ainda não está pronta tenho usado o Pure Data para a parte prática das oficinas, para que os participantes possam construir seus próprios programas.

Tivemos a sorte de conseguir reunir pessoas de várias áreas: computação, artes visuais, música, jornalismo, administração e dança.

Foto: Camila Orion

Como resultado criamos dois experimentos usando o Pure Data/GEM:

  • um pequeno instrumento de música visual que reage ao som provocando distorções geométricas em um cubo que tem uma foto como textura; (baixe o fluxograma aqui e a imagem de exemplo aqui – OBS.: para baixar no seu computador clique no link com o botão direito do mouse e depois na opção “Salvar link como”)
  • um instrumento inspirado no Theremin com o qual é possível controlar a freqüência e a amplitude de um oscilador (osc~) a partir da posição da um ponto de luz capturado por uma webcam. (baixe o fluxograma aqui)

A construção do sintetizador controlado por luz foi possível por que o participante maestro Heitor Oliveira que tem interesse no cruzamento modal de vídeo para música, encontrou nos exemplos do GEM o 03.moviment_detection.pd que fica em /examples/Gem/04.video/. Este exemplo tem um objeto chamado pix_blob, que possibilita fazer a localização de um ponto de luz através da webcam. Não conhecia esse objeto pois até então só usava o ViMus para fazer esse tipo de processamento e pensava que só dava para fazer isso no Pure Data usando a extensão para OpenCV (http://www.baltanlaboratories.org/?p=1264) ou PDP. Com essa descoberta de Heitor fizemos rapidinho nosso primeiro sintetizador controlado por luz no Pure Data/GEM.

Salve, maestro! Foto: Camila Orion

Na apresentação dos resultados, tivemos uma improvisação poético-psicotrônica do multi-artista Thiago Ramos, gênio maldito de Palmas, fazendo a premier mundial do “theremin” que criamos na oficina.

Thiago Ramos improvisando com voz e o “theremin” controlado por luz. Foto: Camila Orion

E dentro da programação do evento ainda teve uma exposição da instalação “Crepúsculo dos Ídolos” também! Numa versão com apenas uma TV.

Foto: Camila Orion

Foto: Camila Orion

Agradeço ao querido Nacho Durán que me ajudou muito na hora de apresentarmos os resultados e a todos que participaram dessa oficina e trabalharam no evento: Erick Goés e toda a turma da Telinha de Cinema. Grande abraço para Leila Dias e Aluísio Cavalcante que me convidaram. Tive a sorte de conhecê-los no Arte.Mov 2009 através através dos amigos Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli.

Abraço a todos os novos amigos que fiz em Palmas e Taquaruçu! Voltarei aí o mais breve possível!!

Valeu a força, Zi!!! 😉 Foto: Camila Orion

Anúncios

Uma resposta to “Oficina em Palmas, Tocantins”

  1. TALYTA REZENDE Says:

    Parabéns pelo trabalho!

    Att. Talyta Rezende


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: