LaboCA – Laboratório de Computação e Arte

março 19, 2010

Ricardo Brazileiro, Jerônimo Barbosa (Jeraman) e eu nos juntamos pra criar o LaboCA – Laboratório de Computação e Arte.

LaboCA é um projeto de laboratórios nômades com o objetivo de ensinar e pesquisar sobre o uso da ciência da computação para fins artísticos. Ao final de cada laboratório temos como resultado objetos de arte de natureza computacional, isto é, softwares e/ou hardwares, produzidos coletivamente pelos participantes.

O LaboCA tem muitas inspirações e influências como o trabalho de Etienne Delacroix, o metareciclagem, espaços de experimentação como o Hangar e eventos como o Submidialogia.

Em relação à minha contribuição ao LaboCA, considero como o fruto de sementes plantadas em Recife desde o início dos anos 2000 por iniciativas como re:combo e media sana, bem como o estímulo e instigação de pesquisas interdisciplinares de Geber Ramalho no CIn-UFPE, e h.d. mabuse, Sílvio Meira e Eduardo Peixoto no C.E.S.A.R. Também foi fundamental a abertura e o interesse dos artistas plásticos pernambucanos que nos acolheram em eventos como SPA das Artes, exposições no MAMAM, Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, eventos de música como o Coquetel Molotov e a frente de software livre local instigada por Felipe Machado, através de quem conheci Ricardo Brazileiro. Além disso, temos sido estimulados pela interação com artistas de fora de Pernambuco como Vivian Caccuri, Cristiano Rosa (Panetone), Glerm, Lucas Bambozzi, Rodrigo Minelli, Giselle Beiguelman, Guilherme Kujawski, Bruno Vianna, André Parente, Fernando Rabelo e Cícero Inácio para citar alguns.

A primeira edição do LaboCA será semana que vem no Memorial Chico Science, pela iniciativa e perserverança de Adriana Vaz e a instigação de Mozart Santos.

De segunda (22 de março) a sexta (26 de março) das 13hs às 17hs.

Se inscreva aqui: http://semanachicoscience.wordpress.com/laboratorios/

Anúncios

3 Respostas to “LaboCA – Laboratório de Computação e Arte”


  1. Jarbas,
    Parabéns mesmo por essa iniciativa de compartilhar conhecimento sobre arte computacional, ainda engatinhando pelas nossas bandas… 🙂 Em Agosto estou aí para a gente fazer outras iniciativas dessa 🙂 grande abraço.


  2. […] Projeto 11 – LaboCA LaboCA – Laboratório de Computação e Arte é um projeto de laboratórios nômades com o objetivo de ensinar e pesquisar sobre o uso da ciência da computação para fins artísticos. Ao final de cada laboratório temos como resultado objetos de arte de natureza computacional, isto é, softwares e/ou hardwares, produzidos coletivamente pelos participantes. Ano: 2010 Starter: Ricardo Brazileiro, Jerônimo Barbosa (Jeraman) e Jarbas Jácome Fonte: blog […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: